terça-feira, 1 de março de 2011

ALGUNS SÍMBOLOS E ALEGORIAS VISTAS NOS SANTOS

Quando olhamos as imagens na igreja podemos ver alguns adornos como folhas de palmeiras, coroas, auréolas, flechas, dentre muitas outras coisas. Esses adornos demonstram muitas vezes algo sobre a fé ou sobre como o personagem foi martirizado.

Símbolos como as coroas nas cabeças dos santos, tem como função mostrar que o santo, pertencia a uma família nobre, que prestou grandes trabalhos por Deus, ou representa um nobre convertido que inspirou muitas boas ações, ou ainda a nobreza dos atos do santo.

Outro símbolo é palma da purificação, que não passa de uma folha de palma na mão, representando que o santo passou por uma purificação, assim como os símbolos das flechas e pedras, que demonstram que o santo foi martirizado (São Sebastião por exemplo, é representado com flechas no corpo, mas o que realmente o matou, foi um apedrejamento, uma vez que as flechas não foram efetivas em seu martírio).

Os símbolos como livros, representam que o santo escreveu cartas ou mesmo evangelhos, contribuindo para a difusão do cristianismo. Os profetas também são representados muitas vezes assim também. Os cajados representam que o mesmo era um missionário, espadas e lanças(que são vistas principalmente com os arcanjos) representam a luta em nome de Deus, as chaves representam que o santo responde por Deus na terra (Pedro as segura - os papas que são os seguintes a Pedro também tem essa função)

As auréolas representam a santidade, realmente aparecem para diferenciar os santos dos pagãos, ou seja, mostram no meio da multidão aquele que está divulgando o cristianismo, sendo inspirado pelo o Espírito Santo.

Santos olhando para o céu, apontando para o céu, indicam sua convicção em Deus. Quando mostram o número três com os dedos, indicam a Santíssima Trindade. Quando pisam em cobras, não somente indicam a vitória sobre Lucifer, mas também a vitória sobre o pecado.

As cores nas roupas também possuem significados. O azul representa a pureza, o verde a esperança ou fé, o vermelho a paixão, o branco a paz e o dourado a glória e a nobreza de Deus.

3 comentários:

  1. eita...eu não sabia de nada disso....eu achava que tinha haver com a pessoa que tinha feito a imagem...ela fez por que achou bonito ou por que outra já haviam feito dessa maneira....hehehheh...da zero pra mim...lol...gostei de saber disso....só de olhar a imagem de um santo já saberei um pouco sobre ele...é só prestar atenção...

    ResponderExcluir
  2. Sim... só de você olhar para ele sabe como foi a vida dele...
    Fato esse que parece que os evangélicos não compreendem, nós não adoramos os santos, mas sim, tomamos sua vida para que sirva de inspiração para seguir a Deus.
    Há muitos outros símbolos...
    Para se ter uma ideia, nas aparições de Maria, essas ultimas, na extinta Iugoslávia, em Portugal e na França, a mesma aparece sem símbolos que ostentam uma rainha. Isso quer dizer que ela não dezeja que olhemos para ela como uma rainha, pois dessa forma, somente nos distanciamos dela, e consequentemente de Deus.
    Pessoalmente eu acredito que essas aparições, se é que são reais e não um grande delírio coletivo, tem mais a função de mostrar a imagem simples de Maria, quebrando o paradígma do exteriótipo da nobreza, do que trazer grandes revelações.

    ResponderExcluir
  3. dessa aparições eu não sabia...mas se forem reais, devem ser sim isso que você disse, pois muitas pessoas e inclusive eu não consigo imaginar uma imagem de nossa senhora sem um manto com pelo menos algumas pedras e uma coroa... símbolos interpretados de forma erradas...

    ResponderExcluir