terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DEUS REDUZIDO A CÓDIGO BINÁRIO

Estes dias ouvimos falar do ato de confissão via celular, a personificação de Deus na forma de dígitos e códigos. Realmente é verdade, Deus pode se manifestar onde deseja, uma vez que Ele é o criador de tudo.
A confissão é um dos sete sacramentos (Batismo, Confissão, Comunhão, Crima, Matrimônio, Ódem e Unção dos Infermos), ou seja, o ato de se confessar é uma forma de perceber em sua vida a presença viva de Deus (se é que é possível não percebe-La durante todos os instântes).

Quando nos usamos de uma máquina, para substituir o canal de comunicação tete a tete, onde podemos olhar nos olhos de nosso confessor e dizer ao mesmo "Eu pequei e me arrependo disso!", torna o ato de confessar-se algo extremamente impessoal. Fato que diverge de Deus, pois Ele é extremamente pessoal e íntimo do nosso ser.
Por que devemos nos esconder da face do Senhor, por que temos que buscar meios de facilitar nossa vida, mas que na realidade não são com esta determinada intenção.

Uma vez um ciêntista disse: "Posso descobrir ou desenvolver um milhão de formas para conseguir provar uma determinada coisa... Mas basta uma só resposta que derrube o que eu provei de milhões de formas, para que tudo tenha sido inútil!". Então, se a simplicidade de procurar um padre e pedir perdão é muito mais útil que utilizar a tecnologia, que torna o sacramento em um acontecimento banal e impessoal, por que deixar de usa-la, ou desenvolver meios que podem substituí-la?
A respota é simples, o homem busca moldar a Deus, e deixa-lo subjulgado a sua vontade. Não se busca mais o perdão, mas sim o desencargo de consciência.

Uma confissão, muitas vezes, faz com que uma pessoa que fazia muitos anos que não aparecia na igreja, vá até lá em busca do perdão, e tomada pelo sentimento do acolhimento retorne sempre.
Outro fato, que torna a confissão em um grande evento é que você ao se confessar, cresce e tira das costas vários problemas psiclógicos que lhe afligiam, uma vez que seu confessor irá escutar seu desabafo e guardar em sigílo. Além de ser perdoado, você recebe instrução para evitar o caminho do erro novamente.

Por outro lado o padre também pode tirar proveito de sua confissão, uma vez que o mesmo pode refletir sobre a sua vida e notar os problemas que enfrenta, podendo assim melhorar e servir de exemplo para os leigos (O padre é humano e também peca, todo padre, até o Papa tem um outro padre confessor)
Portanto o ato da confissão é um evento onde a presença de Deus está explicita, sendo extremamente pessoal. Confessar-se via celular ou internet, torna o Sacramento em um ato de uma simples conversa.

A confissão é o momento em que você demonstra seu arrependimento para com Deus. O fato de estar arrependido é o passo fundamental para se viver o sacramento, sendo sua consumação o perdão garantido pelo sacerdote (Deus te perdoa antes de ir até o padre, o arrepemdimento é algo extremamente forte, mas você demonstra o arrependimento confessando-se com o sacerdote, pois isso exige coragem e confiança em Deus)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cristo mostrando sua face

Notícia extraída do site do yahoo.
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/110202/mundo/religi__o_vaticano_papa_brasil

"CIDADE DO VATICANO (AFP) - Um pequeno brasileiro atrapalhou o protocolo das cerimônias papais nesta quarta-feira, ao correr subitamente na direção de Bento XVI em sua tribuna durante uma audiência semanal.
PUBLICIDADE

A criança de 6 anos, de origem brasileira, segundo testemunhas, se apresentou diante do pontífice quando as delegações de peregrinos de língua portuguesa que assistiam à cerimônia na sala Paulo VI eram anunciadas.

Cerca de 3.000 pessoas participavam da audiência, segundo o Vaticano.

Bento XVI sorriu para o menino, vestido com um casaco de listras amarelas e negras, e trocou algumas palavras com ele antes de dar-lhe a bênção.

A cena provocou risos e aplausos dos peregrinos, que viram quando o monsenhor Georg Gänswein, secretário do papa, percebeu a movimentação e com um gesto discreto para as forças de segurança permitiu que ele fosse até Bento XVI."

Essa notícia, nos mostra que, mesmo havendo toda aquela segurança e burocracia perante a imagem do Papa, o protocólo deve ser sempre quebrado, quando a inocência de uma criança demonstrar a face de Cristo. Quantas vezes na história a gente já não suprimiu a face de Cristo, unicamente para manter as aparências, creio que isso sirva de lição para os burocratas. Cristo é simples e espera que todos os seu filhos também sejam simples... Simples como uma criança no alto de sua inocência.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Frases de Santa Teresa de Jesus

... Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras.

... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai
... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela
... Ó meu Bem-Amado, uma só missão não me bastaria...

A Santíssima Virgem dá bem os meus recados, dar-lhe-ei outro mais. Repito-lhe, muitas vezes:

A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra

A amizade é a mais verdadeira realização da pessoa

A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus

A mim Ele me deu

A vida é apenas um sonho, em breve nos acordaremos

Acho que nesses momentos de grandes tristezas tem-se a necessidade de olhar para o céu em lugar de chorar...

Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura, pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina

Basta uma graça dessas para transformar uma alma por inteiro

Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!...
Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias

Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo...

Deus não poderia me inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade

Deus é mais terno que uma mãe

Diga-lhe para não se preocupar comigo

E eu que desejava o martírio, é possível que morra em um leito!

E minha vida é um “único ato de amor!

Ele quem me instruiu dessa ciência que esconde dos sábios e dos pedantes e revela aos menores...

Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará

Em vez de me causar mal, levar-me à vaidade, os dons que Deus me prodigalizou (sem que Lhe tenha pedido) me levam para Ele

Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente

Espera um pouco, filha, e verás grandes coisas

Estou longe de praticar o que entendo, mas o desejo que tenho de praticar é suficiente para me dar a paz.

Eu não lamento a vida, oh, não!

Eu quero ver a Deus e para isso é necessário morrer. Não morro, mas entro na vida

Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição

Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros

Falais muito bem com outras pessoas, por que vos faltariam palavras para falar com Deus?

Falte-me tudo, Senhor meu, mas se vós não me desamparardes, não faltarei eu a vós

Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor

Felizmente, não desanimo com facilidade

Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade

Humildade é a verdade

Instruindo os outros muito aprendi Jesus não quer que eu reclame o que me pertence; isso deveria parecer-me fácil e natural pois nada me pertence

Já que a verdade brilha aos seus olhos, não fuja da sua luz

Minhas mortificações consistiam em refrear minha vontade, sempre prestes a se impor

Morrer de amor é um bem doce martírio!

Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade...

Não consigo crescer, devo suportar-me como sou, com todas as minhas imperfeições

Não me inquieto, absolutamente, com o futuro...

Não me parecia que eu conhecesse a minha alma, tão transformada eu a via

Não prefiro nem morrer nem viver. O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim, eis o que me agrada mais.

Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus

Não é bastante amar, é preciso prová-lo!

O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos

O Bom Deus me fez compreender que existem almas que sua misericórdia não se cansa de esperar...

O Bom Deus me mostra a verdade, sinto muito bem que tudo vem dele

O Pai quer que o ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo

O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas

O Senhor sempre dá oportunidade para oração quando a queremos ter

O Senhor é tão bom para comigo, que me é impossível temê-lo

O apostolado da oração não é, por assim dizer, mais elevado do que o da palavra?

O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!

O olhar de Deus é amar e conceder graças

O pecado mortal não me tiraria a confiança

O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo

Os mais belos pensamentos nada são sem as obras

Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar para o Céu, um grito de gratidão e amor no meio da provação como no meio da alegria

Para mim acho que a perfeição é fácil de se praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo coração...

Parece-me que agora nada me impede de levantar vôo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor

Pois bem, sou eu essa criança, objeto do amor previdente de um Pai...

Por uma graça fielmente recebida, Ele me concedia uma multidão de outras

Posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade

Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé

Que felicidade poder dizer: Estou seguro de fazer a vontade do Bom Deus

Quem ama, faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho

Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega. Para mim, perder o caminho é abandonar a Oração

Quem vos ama de verdade, Bem meu, vai seguro por um amplo caminho real, longe do despenhadeiro, estrada na qual, ao primeiro tropeço, Vós, Senhor, dais a mão; não se perde, por alguma queda, nem mesmo por muitas, quem tiver amor a Vós, e não às coisas do mundo

Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha

Se não dermos ouvidos ao Senhor quando Ele nos chama, pode acontecer que não consigamos encontrá-lo quando o quisermos

Se tiver humildade, não tenha receio, o Senhor não permitirá que se engane nem engane os outros

Sim, tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus

Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim

Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas vôo...

São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja

Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus...

Só tenho de olhar o santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para que lado correr

Tu sabes bem, meu único martírio é teu amor, Coração Sagrado de Jesus!

Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus...

Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda

Vocês pensam que Deus não fala porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que reza Ele responde

Vou me contentar em seguir Jesus em seu caminho doloroso

É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!

É na tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!
É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus...

É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração

Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama.

Ó Jesus, meu Amor... Minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!
Ó Trindade, vós sois prisioneira de meu amor!...

Ó meu Deus, Trindade Bem - aventurada! Eu vos desejo amar e vos fazer amada...

Ó meu Deus, longe de me desencorajar à vista de minhas misérias, venho a vós com confiança...

Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

JESUS CRISTO REALMENTE NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO?

Em breve estaremos mais uma vez comemorando o Natal, a festa do nascimento do menino salvador, que se sacrifica por nós, para pagar por nossos pecados. Mas essa data, na realidade, não é o verdadeiro dia do nascimento de Cristo.

Nos primórdios da igreja (336 d.C), quando Roma havia aderido ao Cristianismo, uma parte do império, mais precisamente a parte Oriental, comemorava o nascimento do Messias em 7 de janeiro, fazendo referência ao batismo do Jesus (para algumas culturas, você só nasce após o batismo, tornado-se então filho de Deus). Mas no século IV, as igrejas ocientais, adotaram a festa do Natal para o dia 25 de dezembro, mantendo 6 de janeiro como Epifania (Manifestação), ou seja, a maior parte da comunidade cristã aceitou a data, como sendo 25 de dezembro o nascimento de Cristo.

Mas por que o dia 25 de dezembro se tornou o dia do Natal?
A resposta está vinculada a tradições pagãs desta data. Nesta época em Roma comemorava-se a festa do Solstício de Inverno, que era dedicada ao nascimento do deus sol invencível.

Havia em Roma também a Saturnália, festa em homenagem a Saturno (equivalente a Cronus, pai de Zeus na Grécia), esta festa era comemorada de 17 a 22 de dezembro.
Na Pérsia, essa data era referida ao nascimento do deus Mitra, conhecido como o Sol da Virtude.

Como essa era uma época de intensa festividade e troca de presentes, a igreja deu um significado cristão a ela, como forma de evangelizar o povo e retira-los do paganismo.

Dessa maneira, a festa do Natal, o nascimento do menino luz, foi remanejada para a festa do Soltício de Inverno, criando a alusão do Sol de Justiça.

A verdadeira data do Natal, permanece oculta, mas isso não tem e nunca deve ter influência sobre os atos dos cristão, não é porque nessa data comemoramos o aniversário de Jesus, que devemos começar a ajudar o próximo. A Caridade não carece de data, deve ser vivida e praticada todos os dias do ano.

sábado, 20 de novembro de 2010

Reflexões sobre a humildade

 Estas são algumas frases para reflexão, algumas ditas por Madre Teresa de Calcutá

1. Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona... Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.

2. Não precisamos realizar grandes obras a fim de mostrarmos um grande amor por Deus e pelo próximo. É a intensidade do amor que colocamos em nossos gestos que os torna algo especial para Deus e para os homens.

3. Sei que meu trabalho é uma gota no oceano. Mas sem ele, o oceano seria menor.

4. O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho-o. O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.

5. Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las. A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.

6. O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.

7. Faz com que em lugar de pena te respeitem.Não vivas de fotografias amareladas.

8. Não podemos fazer grandes coisas na Terra. Tudo o que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor. Para manter uma lamparina ardendo, você tem que colocar óleo nela.

9. Quando descanso? Descanso no amor. O amor é a fruta da época de todas as estações e está ao alcance de cada mão. Qualquer um pode colhê-lo, sem limites estabelecidos.

10. Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda! Tua força interior e tuas convicções não têm idade.

11. A todos os que sofrem e estão sós, daí sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.

12. Atrás de cada linha de chegada há uma de partida. Atrás de cada triunfo há outro desafio. Enquanto estiveres vivo sente-te vivo.

13. Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade. Teu espírito é o espanador de qualquer teia de aranha.

14. Se sentes saudades do que fazias torna a fazê-lo. Continue apesar de todos esperarem que abandones: não deixes que se enferruje o ferro que há em ti.

15. Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável

16. Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.

17. Quando pelos anos não consigas correr... trota. Quando não possas trotar... caminha. Quando não possas caminhar... usa bengala. Mas nunca te detenhas.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A inocência (Sabedoria)

Logo abaixo se encontram pequenas vivências de pessoas, que encontraram na simplicidade a sabedoria divina, mostrando como a didática de Deus vai contra tudo aquilo que dizemos ser a racionalidade humana, como consumismo e o poder do mais forte sobre o mais fraco... ótimo para reflexão


O autor e conferencista Leo Buscaglia certa ocasião falou de um concurso em que tinha sido convidado como jurado.

O objetivo era escolher a criança mais cuidadosa.

Eis alguns dos vencedores:



Um garoto de 4 anos tinha um vizinho idoso ao lado, cuja esposa havia falecido recentemente.

Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele, e simplesmente sentou-se em seu colo.

Quando a mãe perguntou a ele o que havia dito ao velhinho, ele respondeu:

- Nada. Só o ajudei a chorar.

----------------------------------------------------------------------------

Os alunos da professora de primeira série Debbie Moon estavam examinando uma foto de família.

Uma das crianças da foto tinha os cabelos de cor bem diferente dos demais. Alguém logo sugeriu que essa criança tivesse sido adotada.

Logo uma menina falou:

- Sei tudo sobre adoção, porque eu fui adotada.

Logo outro aluno perguntou-lhe:

- O que significa "ser adotado"?

- Significa - disse a menina - que você cresceu no coração de sua mãe, e não na barriga!

----------------------------------------------------------------------------

Sempre que estou decepcionado com meu lugar na vida, eu paro e penso no pequeno Jamie Scott.

Jamie estava disputando um papel na peça da escola. Sua mãe me disse que tinha procurado preparar seu coração, mas ela temia que ele não fosse escolhido.

No dia em que os papéis foram escolhidos, eu fui com ela para buscá-lo na escola. Jamie correu para a mãe, com os olhos brilhando de orgulho e emoção:

- Adivinha o que, mãe!

E disse aquelas palavras que continuariam a ser uma lição para mim:

- Eu fui escolhido para bater palmas e espalhar a alegria!

----------------------------------------------------------------------------

Conta uma testemunha ocular de Nova York:

Num frio dia de Dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio.

Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:

- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrine!

- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...

A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia duzia de pares de meias para o menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha.

Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também comprou-lhe um par de sapatos.

Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:

- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.

Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:

- Você é a mulher de Deus?

sábado, 4 de setembro de 2010

INQUSIÇÃO

Vivemos esses dias o início da propaganda eleitoral gratuita, vemos diversos de grupos de esquerda e também os de direita, pregarem uma revolução social, que já tarda para acontecer, ouvimos discursos exaltados de ordem e de igualdade afim de melhorar a vida das pessoas.
Também notamos a presença de pessoas que somente se candidataram, por motivos de má fé, buscando se enriquecerem de forma rápida, mesmo que para isso utilizem meios porcamente desonestos.
Isso nos deixa enraivecidos, a ponto de desacreditarmos na política. Fato esse que também ocorre com a religião, principalmente quando descobrimos o quanto o homem já se utilizou da mesma para mudar o rumo da história a seu interesse.

Quando começamos a estudar na escola matérias como história e literatura, somos bombardeados pelas informações da Inquisição, que realmente foi um momento negro na história do homem e não da Igreja.
A dialética, entre os atos dos homens daquela época e a religião, estão fortemente ligados pelos grilhões do Teocentrismo, fato esse que cria jargões que confundem a cabeça daqueles que estão intelectualmente (conhecimento formal, escolar) se desenvolvendo.

Ao iniciarmos nos estudos, que remontam a tempos passados como a Idade Média, logo nos deparamos com a crueldade humana, onde a lei do mais forte imperava. Mas como podemos quantizar a idéia do mais forte? Nem sempre o mais forte era aquele que possuía as melhores armas ou o maior exército, mas sim aquele que possuía o temor de seus seguidores.
Maquiavel, diz em seu livro “O Príncipe”, que para um governante ter controle sobre os súditos, ao contrário de ser amado, ele devia ser temido, pois os bons atos tendem a serem esquecidos com o tempo, pois criaram uma boa sensação momentânea (depois do bom o povo sempre vai pedir pelo ótimo, esquecendo do que lhes serviu antes e frustrando-se por não obter algo melhor que o anterior fato). Já os atos que causaram medo na população, vão perdurar, pois acabam tendo o mesmo efeito que uma cicatriz, mesmo passados anos ainda é lembrado.

É claro que Maquiavel expôs isso no seu livro, não com o efeito de fazer com que o príncipe mandasse plenamente em seu povo, mas sim o contrário, queria que o povo compreendesse como o príncipe agia, dessa forma alertando como se defender do mesmo.
A idéia de se seguir os mandamentos de Deus, em uma época onde mais de 99% da população era tida como desgraçada, pois não nasceram em berço abastado, acabava gerando uma forma de controle muito grande, pois como toda maioria era pobre, criou-se a idéia de que essa era a vontade de Deus, ou seja, os nobres eram os escolhidos divinamente para governarem eram protegidos pelo Senhor.

Mas como sabemos isso não se encaixa com a figura de Cristo (não foi Ele quem nasceu em uma estrebaria, viveu como mendigo e por fim morreu humilhado em uma cruz?), conseqüentemente, podemos subjugar como resposta, utilizando um simples silogismo da lógica aristotélica, que toda essa divisão estamental, não passa de uma idéia da cabeça humana. Não passa de uma idéia da cabeça daqueles que queriam governar.

Nos remetendo a famílias nobres da Idade Média européia, notamos que todas são católicas, não pelo fato de acreditarem nas promessas de Cristo, mas sim pelo fato de que a população era Católica. Geralmente o Filho Varão (primogênito), recebia o encargo de continuar a governar e aumentar as terras de sua família, recebendo para isso o poder militar, tornando-se assim um guerreiro. O Segundo Filho por sua vez não podia comandar o reino, ao menos que o Varão morresse sem deixar descendentes, então, para continuar a influência sobre o povo (afim de evitar revoltas), o Segundo Filho recebia o encargo episcopal, ou seja, era ordenado bispo. Um fato que os cientistas historiadores e escritores não citam, é que esses bispos, não pediram para entrarem no mundo clerical, conseqüentemente, eram bispos de fachada, sem terem recebido o chamamento divino (Vocação Sacerdotal), ou seja, não eram pertencentes ao verdadeiro corpo da Igreja, sendo somente, homens políticos que forjaram uma imagem forte da igreja católica para seu próprio uso. Por isso na Idade Média ouvimos muito dizer em padres e bispos que guardavam o dever celibatário, fugindo escondidos do templo e entrando nos bordeis a busca de luxuria e bacanais.

Esses não eram os verdadeiros servos da Igreja Católica, eram somente homens, sem devoção, que buscavam ascensão e poder imediato, fazendo lavagem cerebral na cabeça das pessoas humildes, utilizando para isso o status, que por sorte adquiriram por terem nascidos em uma família abastada (conseqüentemente, observando com um olhar mais atento, notamos que para Deus, realmente somos todos iguais, o fato de sermos ricos ou pobres é algo relativo às condições probabilísticas de nascermos em uma determinada família, ou seja, o rico não era rico porque sua família recebia as bênçãos especiais de Deus, mas sim por ter nascido em uma família rica, pois a riqueza material é uma invenção humana e não de Deus).

Muitas decisões, como as fogueiras e enforcamentos, são atreladas ao nome da Igreja, mas realmente, a mesma não teve parte disso, pois como disse antes, as pessoas que estavam compondo o Clero, não eram vocacionados, não se preparam para agir por Cristo, mas sim pelo poder. Fatos como matar pessoas por trabalharem com ervas medicinais (crimes de bruxaria e adoração do demônio), na realidade era uma forma dos governantes retirarem a esperança de melhorias de vida dos humildes, dizendo para se conformarem, pois Deus queria que eles se mantivessem pobres (Uma vez que o próprio Cristo foi pobre), pois essa era uma situação muito bonita e honrosa.

Jargões como “Reze para Deus, pois somente assim Ele irá te salvar de sua doença” ou “Trabalhe humildemente, pagando seus impostos a quem te protege”, são facilmente reconhecidos como idéias de pessoas que buscam o poder, chupando a jugular dos mais desfavorecidos. O fato de falar para o povo que a busca da cura, como o auxílio de plantas, era algo demoníaco, e que só a reza para Deus, atrelada com a benção de um sacerdote, traria o resultado esperado, foi um meio de forçar todos a acreditarem de forma cega no que o corpo sacerdotal tinha a dizer (somente rezar, sem tomar algum medicamento, não demonstra fé, mas sim fanatismo, Deus nos deu a inteligência para desenvolvermos métodos de melhoria de vida, portanto a utilização da ciência de modo algum é reconhecida pela Igreja Católica como algo do Demônio).

Mesmo chegando a um consenso de que a Igreja não tem responsabilidade (mas sim, aqueles que utilizaram seu nome, sem pedir licença), pode surgir a pergunta “Mas então por que Deus permite e permitiu tanta desgraça... Não seria Ele um injusto?”, que pode facilmente ser respondida, levando em consideração que não podemos analisar as forma de pensar de Deus, com os idéias e lógica humana, pois ficar esperando Daquele que te ama e deu a liberdade para todos (um dos sinais de Seu amor), uma atitude de orientação como se fossemos Suas marionetes, é algo bastante simplório. Deus não é a favor da desgraça, por isso dá toda a oportunidade de você tentar melhorar a vida de seu próximo, se utilizando de inteligência e coragem (A característica humana de sermos criaturas sociáveis, nos garante a chance de irmos buscar o próximo, ou seja, para que as coisas mudem, você tem que dar o primeiro passo, se isso for levado no coletivo, todos darão o primeiro passo e então as diversas situações tendem a mudar, basta somente coragem e fé).

Mas para as jovens cabeças em formação, coisas revoltantes acabam sendo marcantes para seu desenvolvimento intelectual, pois como a crítica social está começando a dar os primeiros passos, as idéias de que tudo tem que mudar de uma forma abrupta se torna muito evidente, com isso um grande sentimento de repulsa para com a religião se cria, porque a mesma somente tem caráter de controle de massas.
Os fatos das falhas humanas são expostos de forma que são de responsabilidade da Igreja, não mostrando o caráter psicológico envolvido e trabalhado por parte da idéia de governante. Os livros de história, não mostram como a identidade dos governantes se criou (algo desenvolvido pelo homem primitivo, ou seja, algo por muito anterior à Igreja Católica), prezando somente pelas atitudes tomadas no decorrer das civilizações.

Na própria Idade Média, atos humanitários (atos cristãos, mas que não são lembrados em livros de história por fazer alusão a Cristo) como os que São Francisco de Assis fez, tendo a coragem de tentar melhorar a Igreja Católica e servindo de exemplo para muitos (antes Martinho Lutero tivesse feito assim, pois depois se vendeu aos nobres) modificaram por muito a vida de diversas pessoas, retirando-nas de uma vida sem esperança e trazendo-as para a verdadeira Igreja de Cristo, a Igreja da Caridade, a Igreja da comunidade a chamada Igreja Católica.