terça-feira, 23 de outubro de 2012

Evolucionista Richard Dawkins - Um tolo

Richard Dawkins se diz cientista evolucionista e espera provar a inexistência de Deus pelo fato de não existir provas cabais de sua existência. Ele utiliza de meios laboratoriais, filosofia e observações da natureza para interpretar os fatos e fenômenos que ocorrem a nossa volta.

Porém Richard Dawkins se prende em um plano existêncial, um mundo onde somente o que se pode calcular existe de fato. Mas ele se esquece de um princípio simples da natureza.

“Se o fenômeno observado pode ser explicado científicamente é por que esse é um fenômeno natural, ou seja, um fenômeno subjulgado a natureza, algo criado pelas forças que compreendem a esfera da natureza”

A natureza é regida por 4 forças tanto na Terra quanto em qualquer outra parte do universo. São elas: Força Forte, Força Eletromagnética, Força Fraca e Força Gravitacional.

força (ou interação)
fundamental
intensidade
teoria
mediador
forte
10
cromodinâmica quântica
gluon
eletromagnética
10-2
eletrodinâmica
fóton
fraca
10-13
flavordinâmica
W± e Z0
gravitacional
10-42
geometrodinâmica
graviton


O fato que comprova que Deus existe é, necessariamente, a inexistência do Mesmo na esfera de subjulgação da natureza, ou seja, Deus não existe, não porque a natureza é superior a Ele, mas sim pelo fato Dele não ter necessidade de existir.
Tudo na natureza existe, pois é natural. Deus deve ser considerado sobrenatural, ou seja, nunca vamos perceber a existência dele usando meios laboratoriais, pois esses meios utilizam natureza bruta, sendo assim, são subjulgados à natureza, consequentemente, não são passíveis a serem uma ponte entre as duas esferas, do que é natural e do que é sobrenatural.

Minha opnião:
Acho que devemos ser coerentes e respeitar o que cada um acredita. Richard Dawkins diz que tem como finalidade destruir todas as religiões do mundo. não acho isso legal, será que ele esquece que no princípio religião e ciência era uma coisa só, que a ciência contribuiu muito para o desenvolver social das religiões e as religiões contribuiram muito com o desenvolver do pensamento científico, referente ao desenvolvimento de postulados e de uma visão mais metafísica do mundo, coisas que ajudaram o desenvolvimento cognitivo para aplicação da mecânica quântica. São Tomás de Aquino, em sua Súmola Teológica já dizia coisas parecidas com pacotes de energia,  sendo que ele chamava a partícula fundamental de ENTE, e dizia que para o mesmo agir ou se mover era necessario uma força externa, uma energia com quantidade certa de alguma coisa que fazia com que as coisas ocorrecem de forma exata, sem a ação da mão humana, ou seja, uma energia quantizada. Creio que devemos respeitar a religião dos outos e também a posição ateia de quem se diz ateu por questões mais profundas do que o simples fato de querer destruir religiões ou pensamentos que confortam as pessoas. 

Mais informações sobre as forças da natureza podem ser obtidas em:
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20032/Humberto/index.html

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os Profetas

Os profetas na Bíblia são divididos em  Maiores e Menores, não com função de indicar que uns são melhores ou inferiores aos outros, mas sim uma forma de caterizar os mesmos referente ao tamanho de suas obras. Esse critério, o tamanho de suas obras, também não indica que um trabalhou mais que o outro, uma vez que seus trabalhos são feitos devido à inspiração divina, ou seja, não se pode dizer que um é superior ao outro, pois são todas obras inspiradas pelo Santo Paráclito.

São quatro os Profetas Maiores: Isaias, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Já os Porfetas Menores totalizam doze:  Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O livro de Baruc é considerado um livro profético para Igrejas Católica e Ortodoxa, mas não sendo reconhecido pelas igrejas provenientes de Lutero.

Inspiração profética: Os lábios de Isaías tocados pelo fogo, por Benjamin West.

Esses são profetas do Antigo Testamento, sendo que no Novo Testamento, não há a necessidade de novos profetas, uma vez que  Cristo vem cumprir as profecias, porém alguns profetas podem ser encontrados também, como é o caso do primo de Jesus, João Batista (Que andava no deserto pregando a batizando em nome daquele que viria libertar as pessoas do pecado e da morte eterna, viveu em 2 a.C - 27 d.C), Ágabo (Um dos primeiros seguidores de Cristo, é considerado um profeta, mas pode ser encontrado como um dos 70 discipulos no evangelho de Lucas), Simeão (Citado entre os 70 discípulos, foi o segundo bispo da Igreja Católica, vivendo em Jerusalem 62 a.C - 107 d.C ).
O próprio Jesus Cristo, Filho unigênito do Pai, Cordeiro Imolado, também é considerado um profeta e uma das profecias mais lembradas entre os fiéis é a do momento das três negações de Pedro antes do galo cantar. Demonstrando para toda a humanidade que somos fracos, passíveis de erro, mas que ao mesmo tempo podemos nos arrepender e viver livres do pecado, desde que haja conversão.
Pedro negou Cristo três vezes, mas se arrependeu e tornou-se o primeiro Papa da Igreja, ao contrário de Judas que se matou devido o arrependimento.

Mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Profetas#Profetas_da_B.C3.ADblia

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Santo Afonso Maria de Ligório 1696-1787


Nascido em 27 de agosto de 1696 na cidade de Napoli na Itália,dentro do seio de uma família nobre e rica, demosntrou muito cedo ser muito inteligente. Percebendo essa qualidade seus pais incentivaram os estudos do menino. O pai incentivava nos estudos científicos e sua mãe na fé, logo começou a advogar no forum de Napolis, não fazendo diferença entre ricos e pobres, servido-os com o mesmo empenho, porém atendendo gratuitamente primeiro os necessitados que não tinham como pagar. 
Em 10 anos ficou muito famoso na Itália, mas ao perder um caso, por causa decorrupção, ele fica enojado e decide largar tudo e seguir a vocação eclesiástica.
Seu pai não gostou muito da ideia dele largar tudo, desde o título e a fortuna até o emprego para se tornar padre, mas compreendeu que era a felicidade do filho que estava em jogo. Aos 30 anosde idade em 1726 se ordenou sacerdote, devoto de Maria, inclui o nome ao seu próprio nome. Utilizava seus conhecimentos de ciência e advocacia a serviço dos pobres, sendo que seus sermões eram grandes oratórias, porém o que mais gostava de fazer era servir as pessoas no confessionário, dizendo sempre que seu lema era "Deus me enviou para evangelizar os pobres".
Em 1732 fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, ou dos Padres Redentoristas, destinada, exclusivamente, à pregação aos pobres, às regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Sendo que ele mesmo percorreu quase todo o sul da Itália pregando, evangelizando e produzindo obras literárias de caráter religioso.
Por indicação do Papa, em 1762, se tornou bispo da diocese de Santa Águeda dos Godos, permanecendo lá por 13 anos. Portador de artrite degenerativa deformante, paralítico e quase cego, voltou ao seu convento, onde finalizou seu extenso trabalho literário, composta de cento e vinte livros e tratados. 
Alguns de seus mais importantes trabalhos são: Teologia Moral, Glorias de Maria, Visitas ao SS. Sacramento e Tratado Sobre a Oração.  
Veio a falecer em 1º de agosto de 1787, em Nocera dei Pagani, Salerno, Itália, após muito sofrimento físico.
Foi Canonizado em 1839, sendo declarado Doutor da Igreja em 1871. O Papa Pio XII proclamou Santo Afonso Maria de Ligório Padroeiro dos Confessores e dos Teólogos de Teologia Moral em 1950.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Falece o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales

Nesta terça-feira (10 de julho de 2012), veio à falecer o Cardeal brasileiro Dom Eugênio de Araújo Sales, nascido em 8 de novembro de 1920 no município de Acari - RN. Iniciou seu estudos no Seminário Menor em 1931, sendo ordenado padre em 21 de novembro de 1943 em Natal - RN.

No dia 1 de junho de 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII, recebendo a sé titular de Thibica, sendo ordenado bispo no dia 15 de agosto de 1954, pelas mãos de Dom José de Medeiros Delgado, Dom Eliseu Simões Mendes e de José Adelino Dantas.

Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até 1965, quando houve a nomeação de Dom Nivaldo Monte. Em 1964 foi nomeado administrador apostólico da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, função na qual permaneceu até 29 de outubro de 1968, quando da sua nomeação a Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, pelo Papa Paulo VI.

Sua Eminência Reverendissíma Dom Eugênio de Araújo Cardeal  Sales



No consistório do dia 28 de abril de 1969, presidido pelo Papa Paulo VI, Dom Eugênio de Araújo Sales foi nomeado cardeal, do título de São Gregório VII, do qual tomou posse solenemente no dia 30 de abril do mesmo ano. Neste consistório foi também nomeado cardeal o brasileiro Dom Vicente Scherer.
No dia 13 de março de 1971, o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo do Rio de Janeiro, função que exerceu até 25 de julho de 2001, quando da sua renúncia, e que foi aceita pelo Papa João Paulo II.

Foi responsável pela criação da Pastoral do Trabalho e da Favela, além de ter contribuído com refugiádos de guerra civil em países com ditadura, salvando assim muitas vidas.

Fato que muitas pessoas que trabalham nos meios de comunicação nem sempre exortam tais feitos,  preferindo mostrar atos de filhos da igreja que cometem erros, como pedofilia, quebra do celibato e  corrupção envolvendo dinheiro, pois isso choca e chama mais atenção, e dessa forma gerando ibope. Atos cristão como esses de Dom Eugênio de Araújo Sales passam batidos, pois são considerados por todos como coisa de gente santa, longe do normal. Já atos de degradação da imagem da Igreja se mostram mais próximo dos pecadores, ou seja, o pecado parece ser mais próximo do público Laico, que a midia classifica como o comum no mundo.

Dados extraídos de http://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%AAnio_Sales

terça-feira, 29 de maio de 2012

Nossa Senhora Auxiliadora

Nossa Senhora Auxiliadora, cuja devoção remonta à vitória da armada cristã em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa. Em agradecimento, Pio V, incluiu na ladainha o título de Auxiliadora dos cristãos.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi promulgada por Pio VII, no ano de 1816, tão logo foi libertado do cativeiro a ele imposto por Napoleão Bonaparte. O nome é bastante popular entre os católicos, sendo bastante usual como antroponímico.
Vale lembrar que Nossa Senhora Auxiliadora é a própria Virgem Maria, ou seja, Mãe de Cristo. Outra característica interessante é por carregar o menino Jesus no colo, trazendo assim uma imagem comum em períodos medievais e também de regiões orientais. As imagens da Virgem retratada no Ocidente geralmente não trazem o menino Jesus no colo.
Sua festa é comemorada em 24 de maio.
Protetora da família e do lar.
Oração:

Santíssima e Imaculada Virgem Maria, nossa carinhosa Mãe e poderoso auxílio dos cristãos, nós nos consagramos inteiramente ao vosso doce amor e ao vosso santo serviço. Consagramo-vos o entendimento com os seus pensamentos, o coração com os seus afetos, o corpo com os seus sentidos e com todas as suas forças, e prometemos querer sempre trabalhar para dar a Deus uma grande alegria: a realização e felicidade de todas as pessoas.
Acolhei-nos todos sob o vosso manto, ó Maria Auxiliadora. Ajudai-nos a recorer a vós nas tentações, prontamente e com confiança. Fazei que a vossa lembrança tão boa, tão cara, tão amável, e a recordação do amor que tendes para com vossos devotos nos conforte, e nos faça vencedores, por meio do amor evangélico, dos inimigos do Reino, a fim de podermos, já nesta terra, viver o céu. Amém.



Mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_Auxiliadora

sábado, 21 de abril de 2012

Pretesto para aborto!

Esse mês foi aprovado no STJ o aborto de anencéfalos, um fato retrogrado na justiça, cultura e na sociedade. Estavam discutindo o fato de não ter vida, pois o cérebro não se desenvolve, mas uma grande hipocrisia se dá, pois no caráter biológico, a vida não é baseada na necessidade de existência de um centro de sistema nervoso, uma bactéria unicelular é vida, mas não tem um cérebro. 
A realidade é que existem pessoas Hedonistas que precisam viver suas vidas de forma descartável, ou seja, querem tratar seus semelhantes como lixo, que se usa e depois descarta, buscando somente o prazer e não tentando viver o amor para com o próximo.
Um outro problema que irá ser desenvolvido com a legalização do aborto de anencéfalos, é o fato de inibidores de ácido fólico (B9), serem causadores, ou aumentam muito a chance de um feto desenvolver anencefalia durante a gestação. Ou seja, um casal descobre uma gravidez indesejada, e então evita o consumo de vitamina B9 na gestação para que a criança venha a desenvolver o problema congênito que é a anencefalia. Dessa forma pode-se induzir uma gravidez indesejada ser abortada de maneira legal. 
Como somos hipócritas em aceitar tamanho descaso com a vida!

quarta-feira, 28 de março de 2012

ANUNCIAÇÃO

A Anunciação é comemorada no mês de março pois contando apartir do mesmo até dezembro, se tem 9 meses, ou seja o tempo de gestação humano, ou seja, e o mês onde se inicia a gestação da Virgem Maria.

O grande problema envolvido é que não se sabe ao certo se o nascimento de Cristo é mesmo no mês de dezembro. Estudiosos acreditam que a ideia de se atribuir o nascimento de Cristo ao mês de dezembro é que nesse mês, próximo ao dia 25, na Roma antiga, comemorava-se o dia em que o dia demorava mais tempo para acabar, ou seja, era um dia onde o deus sol ficava mais tempo no céu. Por ser um momento comemorativo e de bondade entre as pessoas, com isso a Igreja achou interessante colocar o dia do nascimento de Cristo nessa época. Com isso os meses de março e dezembro se aquiriram entre si uma ligação importante. Mas na realidade, não se sabe o verdadeiro mês da anunciação.


Anunciação, quadro de Sandro Botticelli

A anunciação se dá quando o Anjo Gabriel aparece à Maria e lhe conta sobre a vontade de Deus. Maria fica com medo e diz que não conhece nenhum homem, mas o Anjo a acalma contando que tudo será feito pela obra do Espírito Santo.

Gabriel aborda Maria com a frase: Ave! Cheia de Graça!