quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A VIDA DE SÃO TOMÁS DE AQUINO

Tomás nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, pertencente a família feudal dos condes de Aquino. Sua família tinha laços com a realeza da França, Sicília e Aragão. Teve sua educação inicial no mosteiro de Montecassino e quando adolescente estudou em Nápoles. Estudou artes liberais e entrou para ordem Dominicana, mas sem deixar seus interesses pela ciência. Também estudou Teologia em Paris (1245-1248) e depois em Colônia com o grande mestre Alberto Magno.


Em 1252, Tomás de Aquino foi lecionar na universidade Paris, ficando lá até 1269, quando foi convocado pela corte papal, regressando dessa forma à Itália, onde em 1272 começou a lecionar teologia em Nápoles, sendo que em 1274, a mando do papa Gregório X, iniciou uma viagem ao concílio de Lião, mas faleceu no meio do caminho em uma região conhecida como Fossanova, entre Nápoles e Roma. Tomás tinha cerca de 49 anos nessa época. 

O mais interessante sobre São Tomás de Aquino é que sua obra é vastíssima, podendo ser dividida em 4 partes:
1. Comentários: à lógica, à física, à metafísica, à ética de Aristóteles; à Sagrada Escritura; a Dionísio pseudo-areopagita; aos quatro livros das sentenças de Pedro Lombardo.
2. Sumas: Suma Contra os Gentios , baseada substancialmente em demonstrações racionais; Suma Teológica , começada em 1265, ficando inacabada devido à morte prematura do autor.
3. Questões: Questões Disputadas (Da verdade , Da alma , Do mal , etc.); Questões várias .
4. Opúsculos: Da Unidade do Intelecto Contra os Averroístas ; Da Eternidade do Mundo , etc.

 Pintura italiana chamada: O triunfo de São Tomás de Aquino sobre os heréges - Afresco de Filippino Lippi

Mas o fato mais importante de sua obra são as Sumas Teológicas e a Metafísica, que serviram de pilar para o desenvolvimento filosófico da Igreja em formação. As obras de Aquino se mostram fantásticas, pois era muito complicado para uma só pessoa conseguir escrever um livro nessa época, sendo que tal feito as vezes levava anos da vida de um escritor, exigindo muita dedicação. A Suma Teológica é composta por 14 tomos, que foram escritos em menos de 20 anos, fato extraordinário até para os dias atuais. Sua escrita se mostra bastante complexa, contendo vários jogos de silogismo dentro dos textos, o que acaba tornado sua leitura um tanto quanto árdua, mas não desinteressante.

Tomás de Aquino é com certeza um dos responsáveis pelo desenvolvimento do pensamento filosófico e científico dentro da religião Cristã, desenvolvento tão importante e fabuloso trabalho, garantindo seu posto de Santo nas fileiras da Igrgeja Católica.

Saiba mais em: 
  • http://www.videeditorial.com.br/dicionario-obras-basicas-da-cultura-ocidental/r-s/tratado-do-homemsuma-teologica-de-sao-tomas-de-aquino.html
  • http://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário